mousse de chocolate

Mousse de Chocolate

Não deixe o nome francês enganar você: a mousse de chocolate é uma das sobremesas mais fáceis de fazer. Sério, se você tem um micro-ondas, uma batedeira e uma espátula de borracha, pode fazer uma mousse de chocolate caseira para rivalizar com a versão de qualquer restaurante caro. E você pode fazer isso em vinte minutos. Esta receita é praticamente infalível. Experimente adicionar um pouco de café ou bebida para melhorar o sabor; ambas as versões são boas, mas o consenso é que o chocolate comum é o melhor. Mantenha simples! Para servir a mousse, você pode usar copos de suco bonitos, copos de martini, taças de champagne, tigelas pequenas ou xícaras de café expresso. Ou, se você estiver organizando uma festa e quiser dar um gostinho aos seus convidados, poderá servir a mousse em colheres de sopa de porcelana de estilo asiático. Por fim, observe que a mousse de chocolate precisa ficar na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir, portanto, planeje de acordo.

Como fazer a mousse de chocolate

O mousse de chocolate tem muito poucos ingredientes, por isso é importante usar o chocolate da melhor qualidade – seu sabor vai realçar. Tem pessoas que gostam de chocolate meio amargo, mas se você preferir sua mousse com um sabor mais escuro, use amargo. Lembre-se, quanto maior a porcentagem de cacau, menos doce é o chocolate.

Ingredientes

Essa receita rende em torno de seus porções e demora cerca de vinte minutos para ficar pronta, acrescentando à esse tempo as duas horas de resfriamento da mousse.
  • Três colheres de sopa de manteiga sem sal
  • Duzentas gramas de chocolate meio amargo, de melhor qualidade
  • Três ovos grandes, gemas e claras separadas
  • Meia colher de chá de creme de tártaro
  • Um quarto de xícara mais duas colheres de sopa de açúcar
  • Meia xícara de creme de leite frio
  • Meia colher de chá de extrato de baunilha
  • Para servir, meia xícara de creme de leite frio e duas colheres de chá de açúcar Raspas de chocolate são opcionais e caem bem.

Modo de preparo

Para começar, coloque a manteiga em uma tigela média para microondas. Quebre o chocolate em pedaços pequenos diretamente na tigela (não é necessário picar primeiro e sujar uma tábua). Leve ao micro-ondas em intervalos de 20 segundos, mexendo entre cada aumento de calor, até que o chocolate derreta cerca de 75%. Mexa, permitindo que o calor residual na tigela derreta completamente o chocolate. Isso evita que o chocolate queime. Como alternativa, coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela resistente ao calor e coloque sobre uma panela com cerca de 1 polegada de água fervendo. Mexa com uma colher de pau até o chocolate derreter e a mistura ficar macia. Deixe a mistura esfriar por alguns minutos e, em seguida, misture as gemas, uma de cada vez, misturando até ficar homogênea após cada adição. Em outra tigela média, bata as claras em neve até formar espuma. Adicione o creme de tártaro e bata até formar picos macios (os picos devem estar começando a se manter e voltarão a derreter depois de um segundo). Bata gradualmente ¼ de xícara de açúcar e continue batendo até formar picos firmes (os picos permanecerão retos quando os batedores forem retirados da mistura. Usando uma espátula de borracha grande, dobre a mistura de clara de ovo na mistura de chocolate. Misture apenas até ficar uniforme e depois reserve. Em outra tigela, bata o creme de leite até que comece a engrossar. Adicione as 2 colheres de sopa restantes de açúcar e a baunilha. Continue batendo até o creme atingir picos médios. Adicione o chantilly na mistura de chocolate. Dobre cuidadosamente o creme na mistura de chocolate, certificando-se de não misturar mais do que o necessário. Divida a mousse entre 6 copos individuais, cubra e refrigere até endurecer, pelo menos 2 horas. Até algumas horas antes de servir, bata o creme até que comece a engrossar. Adicione o açúcar e o chicote aos picos médios. Coloque o chantilly sobre a mousse e cubra com raspas de chocolate.

Atenção

Como o tiramisu ou a maionese caseira, a mousse de chocolate nobre é feita com ovos crus. Se isso for uma preocupação, tente encontrar ovos pasteurizados. Os ovos pasteurizados foram brevemente expostos ao calor para destruir qualquer bactéria em potencial. E lembre-se, comer ovos crus não é aconselhável para mulheres grávidas, bebês, idosos ou qualquer pessoa com um sistema imunológico comprometido.