pave de maracuja com chocolate

Pavê de Maracujá com Chocolate

O maracujá é uma trepadeira, que pode envolver-se em quase qualquer superfície e se agarrar a ela, buscando a luz do sol. Mas não deixe as aparências enganarem você – essa fruta é amplamente consumida em todo o mundo e dura centenas de anos. Existem mais de 500 variedades de maracujá, com aparências muito variadas. Em termos de cor, geralmente são amarelos ou roxos escuros. O interior é cheio de carne firme e suculenta e uma abundância de sementes. A fruta é espremida regularmente para o suco; você frequentemente o adiciona a outros sucos para melhorar o sabor e adicionar um sabor exótico. Você pode encontrar maracujá cultivado em praticamente qualquer clima quente do mundo, desde que a temperatura esteja livre de geadas durante todo o ano. Isso inclui o Pacífico Sul, América Central, Oriente Médio, Mediterrâneo e vários locais subtropicais em todo o mundo.

Valor Nutricional do Maracujá

A longa lista de benefícios à saúde comumente atribuídos ao maracujá deve-se aos nutrientes como antioxidantes, flavonóides, minerais e teor de vitaminas da fruta. O maracujá contém vitamina A, vitamina C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibra e proteína. As porcentagens de muitas vitaminas e minerais são surpreendentemente altas, e o maracujá é um ótimo complemento para a dieta, o que resulta em vários benefícios surpreendentes para a saúde.

Benefícios de saúde do maracujá

Vamos explorar alguns desses benefícios em mais detalhes abaixo.

Aumenta a imunidade

Um estudo indica que o maracujá possui um número significativo de antioxidantes, que ajudam a aumentar a imunidade do corpo. É desconhecido para a maioria das pessoas até os tempos modernos que a propriedade de fortalecimento imunológico é devida à presença de vitamina C, caroteno e criptoxantina.

Potencial anti-carcinogênico

Pensa-se também que o maracujá é uma fonte poderosa para aumentar a atividade anticancerígena no organismo. Os antioxidantes do maracujá eliminam principalmente os radicais livres, conhecidos por transformar o DNA de células saudáveis ​​em células cancerígenas. O maracujá também contém vitamina C, flavonóides e compostos fenólicos, todos relacionados com propriedades anticâncer.

Rico em vitamina A

A vitamina A está ligada aos benefícios para a saúde ocular, incluindo a prevenção de degeneração macular, catarata e cegueira noturna. Além disso, o alto conteúdo antioxidante do maracujá é útil na redução de rugas e promove o bom funcionamento das membranas em todo o corpo, incluindo a pele, para mantê-lo hidratado e brilhante!

Ajuda na digestão

Maracujá é uma fonte muito rica de fibra. Um único copo dessa fruta fornece ao corpo humano aproximadamente 98% de sua necessidade diária. A fibra é um componente essencial de uma dieta saudável, pois é a substância que facilita a digestão saudável dos alimentos e a regulação dos movimentos intestinais.

Reduz a pressão sanguínea

Se você comer uma porção de maracujá diariamente, poderá satisfazer um quarto de suas necessidades de potássio. O potássio é um mineral vital no corpo humano por várias razões, uma das quais é seu papel como vasodilatador. Além disso, ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo. Isso reduz a tensão no coração e aumenta a saúde cardiovascular geral.

Melhora a circulação

Quando combinado com as propriedades vasodilatadoras do potássio, o alto teor de ferro e cobre do maracujá pode realmente causar impacto. Ferro e cobre são ambos essenciais componentes de glóbulos vermelhos (RBC) de produção. Depois que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta e os vasos são dilatados, o sangue oxigenado pode fluir livremente para as áreas necessárias do corpo, estimulando a atividade metabólica em todos os sistemas orgânicos e aumentando a produtividade e a eficiência.

Ingredientes

Para fazer a base você irá precisar dos seguintes ingredientes:
  • Uma lata inteira de leite condensado
  • Três colheres de sopa cheias de achocolatado
  • Um pacote inteiro de biscoito do tipo Maisena
Para fazer o mousse você irá precisar dos seguintes ingredientes:
  • A polpa de cinco unidades de maracujá
  • Uma lata inteira de leite condensado
  • Uma caixinha inteira de creme de leite

Modo de preparo

A primeira coisa que você irá precisar é de um liquidificador. Dentro dele, você precisará colocar a polpa de 4 unidades de maracujá. Você irá bater até as sementes instruíram e irá coar esse suco. Depois, retornará novamente ele pro liquidificador juntamente com o leite condensado e o conteúdo inteiro da caixinha do creme de leite, batendo até que obtenha uma consistência homogênea e todos os ingredientes incorporem. Reserve. Agora, com uma panela, leve ao fogo a lata do leite condensado juntamente com o achocolatado em pó, mexendo sempre até que obtenha a consistência parecida com a do brigadeiro quando está mole. Depois que terminar, reserve também essa parte, esperando que o brigadeiro esfrie. Você precisará nesse momento separar o recipiente onde você deseja fazer o seu pavê de mousse maracujá com chocolate. A primeira coisa a ser feita é criar uma camada com biscoitos, eles precisam estar molhados no leite. Por cima, coloque o seu brigadeiro de chocolate. Essa será a sua segunda camada da receita. Após, coloque todo conteúdo do seu mousse de maracujá por cima. Para finalizar, você pode colocar um pouco de polpa de maracujá com semente em cima para poder enfeitar o seu pavê. Para isso, você só precisa levar a polpa do maracujá ao fogo com mais 3 colheres de açúcar e meia xícara de água mineral. Quando todas as etapas estiverem prontas, basta reservar na geladeira por algumas horas, e estará pronto para ser servido.